A doença de Alzheimer é uma enfermidade caracterizada pela perda das funções cognitivas, memória, atenção e linguagem, apresenta sintomas de depressão, ansiedade, desorientação, que se agravam com o tempo causando progressiva dependência. Acomete sobretudo pessoas idosas e ainda se desconhece a cura. No Brasil, estima-se que mais de 1,2 milhões de pessoas estejam sofrendo com essa doença e no mundo são 35,6 milhões. Com isso, muitos pesquisadores têm investigado novas possibilidades de tratamento e cura.
O tratamento de um paciente com Alzheimer é moroso e não há cura para a doença. O que existe é a tentativa de retardar ao máximo a evolução do quadro e seus desdobramentos, porque a cada etapa podem surgir reações novas: há épocas em que o doente fica agressivo, depressivo, se isola, tenta fugir de casa, não dorme, não se alimenta, recusa-se a tomar seus medicamentos... Além de ele ser tratado com tudo o que for possível para tornar seu cotidiano mais agradável, é necessário também olhar pelo cuidador, que geralmente é um membro da família destinado a ficar com o pai, mãe ou parente mais distante. Essa pessoa passa por um desgaste físico e emocional tão grande que, em muitos casos, também adoece.
Uma estratégia promissora para o tratamento de doenças neurológicas como Alzheimer, é a inibição das enzimas AChE e BChE, pois estas degradam a acetilcolina, neurotransmissor envolvido na cognição, memória e aprendizagem.
Um estudo verificou a atividade inibitória in vitro destas enzimas, utilizando-se de alguns óleos essenciais, e concluiu que os óleos essenciais, e concluiu que os óleos essenciais foram muito mais eficazes do que seus ativos majoritários isolados. Os óleos testados e suas respectivas porcentagens de inibição da AChe foram:
ENDRO – 100% de inibição, ERVA DOCE – 94,3% , HORTELÃ-PIMENTA 81,5%, MANJERONA – 94,6%, LAVANDA - 62,3%. Outra pesquisa revelou que o óleo da ALECRIM também inibe essas enzimas, e o 1,8 cineol, substância presente nos óleos de Alecrim e Eucalipto, melhora a cognição e memória través da inalação.
Outro estudo avaliou 28 idosos com quadro de demência, estando 17 deles com Alzheimer. Durante 28 dias foram expostos ao aroma de Alecrim e Limão pela manhã e Lavanda e Laranja pela noite, com aproximadamente 1-2 horas de duração. Ao final, verificou-se que todos os pacientes apresentaram melhora significativa na orientação e função cognitiva, sem efeitos colaterais.
O BETA-CARIOFILENO, substância presente em alguns óleos essenciais, como o óleo de Copaíba e Cravo, possui atividade neuroprotetora contra as neurotoxinas responsáveis por provocar sintomas de doenças neurodegenerativas. Além disso, o próprio óleo de Copaíba demonstrou experimentalmente possuir capacidade neuroprotetora e anti-inflamatória em lesões agudas do sistema nervoso central.
Outra pesquisa revelou que o LINALOL, presente em diversos óleos essenciais como LAVANDA, SÁLVIA ESCLAREIA E PETIGRAIN, reverte as características histopatológicas da doença de Alzheimer restaurando funções cognitivas e emocionais através de efeito anti-inflamatório, sendo portanto um candidato a prevenção desta doença.
Com isso, pode-se concluir que a terapia com óleos essenciais serve de suporte e auxílio ao paciente com Alzheimer, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
SUGESTÕES DE USO:
· Aromatização de ambientes – 5 a 10 gotas
· Banhos – 1 a 3 gotas na bucha
· Escalda-pés – 8 a 12 gotas em 3 a 4 litros de água morna
· Massagem – 30 a 40 gotas em 60ml de Óleo vegetal
USO DIURNO: Alecrim, Hotelã-pimenta, Limão
USO NOTURNO: Erva doce, Manjerona, Lavanda, Laranja, Petitgrain e Sálvia Esclareia.
O uso dos seguintes Óleos Essenciais nas situações que se apresentam:
Raiva (para acalmar): Ylang-Ylang
Raiva não expressa: Alecrim
Ansiedade: Bergamota
Apatia: Patchouli e Alecrim
Depressão: Sálvia Esclaréia e Gerânio ou 10 gotas de cada Óleo Essencial (mistura), que são: Bergamota, Gerânio, Grapefruit, Laranja, Vetivert e Ylang-Ylang
Tendências Suicídas: Sálvia Esclaréia
Insônia: Manjerona, Ylang-Ylang, Lavanda e Laranja
Letargia: Pinho Silvestre e/ou Cipreste
Medo: Gerânio e/ou Junípero
Baixa autoestima: Grapefruit
Perda/Luto: Cipreste
Estresse mental: todos os cítricos (Laranja, Limão e outros), Manjericão,
Lemongrass, Capim Santo
Para Relaxamento: Lavanda, Bergamota, Ylang Ylang
Estimulante: Hortelã Pimenta, Hortelã do Brasil, Campim Santo
Estresse: Manjerona, Manjericão, Lavanda, Laranja, Ylang Ylang
Choque emocional: use 10 gotas de cada Óleo Essencial (mistura), que são: Limão, Neroli e Olíbano
Veja também artigo que publiquei de tratamento com Floral de Bach e Acupuntura
コメント