top of page
Buscar
Foto do escritorDr Joílton Oliveira - contato 21974288561

ACUPUNTURA MELHORA QUALIDADE DE VIDA DOS DOENTES DE ALZHEIMER

Atualizado: 25 de dez. de 2018


A Doença de Alzheimer foi diagnosticada pela primeira vez em 1906, por Lois Alzheimer. Ela costuma afetar pessoas com mais de 65 anos, apesar de haver casos em mais jovens. Até o momento, apesar do avanço da medicina, é incurável. Os sintomas iniciais da doença são irritabilidade, agressividade, alterações de humor, dificuldade na fala, degeneração do cérebro e principalmente perda da memória.

A demência se caracteriza por declínio progressivo da memória e de outras funções cognitivas de intensidade suficiente para interferir no desempenho das atividades sociais e/ou profissionais do indivíduo. Dentre as síndromes demenciais, a mais prevalente é a doença de Alzheimer (DA).

Ainda não há prevenção e poucas são as alternativas de tratamento para reverter a deterioração causada pela DA. As opções disponíveis visam aliviar os déficits cognitivos e as alterações de comportamento através do uso de medicamentos e melhorar a qualidade de vida do paciente e de sua família com uma abordagem multidisciplinar .

A acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa, tem despertado interesse nessa área. A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece o uso da acupuntura para vários tipos de patologias. Além disso, vários estudos têm demonstrado que a acupuntura apresenta uma grande influência sobre os problemas emocionais e mentais, sendo recomendável o uso dessa técnica em combinação com outras técnicas psicoterápicas.Dois estudos relatados na Conferência Mundial de Alzheimer no ano de 2000 apuraram que a acupuntura decresceu a ansiedade e a depressão em pacientes com doença de Alzheimer e proporcionou significativa melhora clínica geral.

Um estudo publicado no periódico científico BMJ Acupuncture in Medicine mostrou que a acupuntura pode ajudar a preservar a memória de pessoas com comprometimento cognitivo leve, e ainda pode até reduzir o declínio da memória durante as fases iniciais de demência.

A acupuntura é um tratamento que existe há mais de 3.000 anos e consiste em introduzir agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças, melhorar dores entre outros. No entanto, sua eficácia ainda gera controvérsias. Há quem diga que a técnica não funciona, pois seus benefícios nunca foram comprovados cientificamente. Por outro lado, alguns especialistas afirmam que ela é útil principalmente para problemas sem outros tratamentos eficazes.

Pesquisadores da Universidade Wuhan, na China, revisaram cinco estudos já publicados sobre o assunto, com um total de 568 pacientes. Todos os participantes tinham comprometimento cognitivo leve (CCL), condição caracterizada pelo declínio da memória e de outras funções cognitivas. Entretanto, essa perda ainda não impede que a pessoa realize suas tarefas diárias, mas, geralmente, o diagnóstico de CCL antecede um de demência.

Os resultados mostraram que os participantes que faziam acupuntura tiveram uma pontuação 10% maior em testes de cognição do que aqueles que foram submetidos somente ao tratamento padrão com medicamentos. Segundo os autores, os resultados foram ainda melhores na associação entre acupuntura e medicamento, desde que a técnica seja aplicada três vezes por semana, durante, pelo menos, dois meses. “A acupuntura tem um efeito significativamente positivo na função cognitiva e da memória”, concluíram os autores.

Dr Joílton Oliveira

Contatos: (21) 997341107

e-mail: fisiotomterapias@gmail.com

Fisioterapeuta, Mestrado em Gerontologia, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Estética, Auriculoterapia, Dietética Chinesa, Fitoterapia), Pós Graduado em Geriatria e Gerontologia. Formado no Senac, Abaco e outros cursos renomados. Formação em Gestão de Equipes, Planejamento e Organização de Eventos, Curso de atualização em Gerontologia na SBGG-RJ, Cuidador de idosos, Paramédico Socorrista, Shiatsu, Massagem (Relaxante, Desportiva, Estética), Drenagem Linfática Manual, Massagem Ayuvédica, Terapia Floral, Thai Massage, Massagem Integrativa, Quiropaxia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Dança Senior Membro da SBGG e Associação Brasileira de Alzheimer

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


valor. cuidados de qualidade. conveniência.

bottom of page