O stress tem como principais sintomas físicos: dores de cabeça, coluna ou musculares, hipertensão, taquicardia, insônia, alergias, lapsos de memória, úlcera digestiva. Entre os sintomas emocionais, estão a avaliação negativa do desempenho profissional, esgotamento, sensação de fracasso e impotência, baixa auto-estima. A Acupuntura vem se mostrando muito eficazes para combater a doença. Segundo especialistas, o estímulo pelas agulhas promove, por exemplo, a liberação de substâncias como a endorfina, a serotonina, a dopamina e a encefalina, que dão a sensação de bem-estar.
Dentre os sintomas mais comuns relacionados ao estresse, destacamos:
· Insônia, onde uma noite mal dormida pode resultar em desânimo, cansaço, fadiga, falta de energia, temporária queda do sistema imunológico e em casos crônicos pode ou não caminhar para quadros de depressão, síndrome do pânico, apatia, falta de apetite, tique nervoso, dentre vários outros desconfortos. A acupuntura estimula a produção de melatonina, o hormônio que melhora a qualidade do sono e combate a insônia, bem como da serotonina e noradrenalina, neurotransmissores responsáveis pelas sensações de prazer e bem estar.
· Alterações emocionais como ansiedade, irritabilidade, nervosismo, excesso de pensamentos, vaniloquência (pensamentos contínuos e repetitivos) que podem geram outros sintomas representativos como acidez estomacal, regurgitação ácida, problemas digestivos, compulsão alimentar e consequente aumento de peso, tabagismo, alcoolismo, palpitações, suor excessivo (hiperidrose) predominantemente na parte superior do corpo, dificuldade de concentração e lapsos de memória (normalmente ocasionais), aumento da hipertensão arterial e frequencia cardíaca, que culmina em contração muscular e pode desencadear dores no corpo como a tão comum tensão nos ombros e prescoço, fibromialgia, dores de cabeça, descontrole hormonal onde nas mulheres pode afetar o ciclo menstrual e causar cólicas e TPM e nos homens pode causar transtornos sexuais, normalmente temporários, dentre outras alterações físicas.
Condições crônicas causam desgaste físico-mental, aumenta a pressão arterial e a freqüência cardíaca, contrai músculos e vasos sanguíneos e até podem causar condições degenerativas permanentes.
O método consiste em espetar agulhas de fina espessura (chegam a ser 50% mais finas que as agulhas utilizadas em injeções) em pontos específicos do corpo com o objetivo de aliviar determinado tipo de desconforto.
A eficácia da acupuntura no tratamento do estresse foi analisada em um estudo da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas. A pesquisa tratou 20 adultos, sendo 15 mulheres e cinco homens, de 27 a 65 anos, com quadros de estresse. Após dez sessões individuais, com frequência semanal e duração de aproximadamente 50 minutos, constatou-se diminuição de 75% da presença de estresse.
Para quem tem muito medo das espetadas - que é bom lembrar, não machucam -, existe o chamado Stiper, que são pastilhas macias produzidas com silício cristalizado e aglutinado com celulose vegetal, dois elementos 100% naturais, sem efeitos colaterais e sem contraindicações. O silício é o mais potente ordenador de ondas e frequências e tem um grau de eficiência muito próximo ao das agulhas. O adesivo é mantido na pele por um período de três a seis dias e, depois, retirado pelo próprio acupunturista.
Contatos: (21) 997341107
Joílton Oliveira
Fisioterapeuta, Mestrado em Gerontologia, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Estética, Auriculoterapia, Dietética Chinesa, Fitoterapia), Pós Graduado em Geriatria e Gerontologia. Formado no Senac, Abaco e outros cursos renomados. Formação em Gestão de Equipes, Planejamento e Organização de Eventos, Curso de atualização em Gerontologia na SBGG-RJ, Cuidador de idosos, Paramédico Socorrista, Shiatsu, Massagem (Relaxante, Desportiva, Estética), Drenagem Linfática Manual, Massagem Ayuvédica, Terapia Floral, Thai Massage, Massagem Integrativa, Quiropaxia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Dança Senior Membro da SBGG e Associação Brasileira de Alzheimer
コメント