top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Joílton Oliveira - contato 21974288561

ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DA DOR DE HÉRNIA DE DISCO


Estima-se que 5 a 10% de todas as dores nas costas tenham como causa as discopatias, que se romperam e perderam seu centro gelatinoso. Na maioria dos casos, os discos são somente deslocados ou deslizados, geralmente ocasionando menos dor.

Os discos ficam localizados entre duas vértebras, uma acima e outra abaixo, e funcionam como amortecedores, proporcionando flexibilidade das vértebras e garantindo maior estabilidade contra o excesso de movimento e o choque mecânico que ele provoca.

A porção central do disco é denominada núcleo pulposo e é rodeado por uma cápsula externa de anel fibroso, chamada de ânulo. Este ânulo é composto por fibras de colágeno, gordura e água, o que lhe proporcionam características altamente hidrodinâmicas e permitem seu alongamento fisiológico normal e sua reabilitação. Quando realizamos nossas atividades diárias como ficar em pé ou ao sentarmos, a água é pressionada para fora dos discos pelo peso do corpo (pressão gravitacional), retornando para os discos durante o sono. Em indivíduos jovens, os discos contêm maior concentração de água e menos gordura. Na medida em que envelhecemos, o conteúdo de água dos discos diminuem e estes ficam mais finos, por isso que as pessoas, quando idosas, ficam mais baixas.

A hérnia de disco pode resultar em diferentes dores e inflamações. Embora a acupuntura não possa curar a doença degenerativa do disco que é frequentemente associada com esta condição, no mínimo, ele pode ajudar com o desconforto e dores associadas, que frequentemente acompanha a hérnia discal. Hérnia de disco são mais comuns na região lombar, mas também pode acontecer no pescoço.

Além da pressão gravitacional, os discos intervertebrais são afetados pela contração muscular. Aproximadamente 3 a 10% do líquido dos discos é perdido durante 10h de atividades diárias, mas são recuperados depois de pelo menos 2h de repouso. Quando a musculatura dorsal está tensa ou retesada a flexibilidade da coluna é diminuída e o retorno da água aos discos é limitado, e às vezes até impedido.

Num disco saudável, o ânulo apresenta terminações nervosas que são sensíveis à pressão e, possivelmente, também às substâncias químicas. Certa degeneração do disco faz parte do processo inevitável de envelhecimento e normalmente não causa dor. No entanto, um disco herniado pode causar dor decorrente de anormalidade anatômica e irritação química.

Tanto os discos herniados quanto os discos protusos (deslocados) quase sempre são ocasionados pela má postura por tempo prolongado, músculos dorsais frágeis, lesões ligamentares, degeneração dos componentes vertebrais e gravidez. A realização de atividades que são fisicamente muito exigentes ao corpo, é a causa da maior parte dos casos de discos herniados em indivíduos entre 35 e 50 anos. Os discos começam a degenerar depois da meia-idade devido ao processo contínuo da perda de água nos mesmos. Após os 50 anos, a maior parte das pessoas apresenta algum grau de degeneração em 90% dos discos.

O movimento excessivo e não fisiológico da unidade funcional da coluna, especialmente a rotação (torção), prejudica as fibras anelares. Desta forma, o núcleo pulposo localizado centralmente tende a se projetar para fora através das fibras anelares rompidas. Essa herniação pode causar estenose espinal (estreitamento do canal vertebral), que afeta as múltiplas raízes nervosas na região. Os nervos irritados causam dor e inflamação nos músculos e em outros tecidos moles. A dor constante, por sua vez, causa tensão muscular, que resulta em redução da circulação sangüínea no local e aumento do processo de degeneração.

CAUSAS DA HÉRNIA DE DISCO

Os discos em sua coluna estão entre as vértebras e agem como almofadas. São eles que permitem a flexibilidade da coluna e absorvem os choques desses movimentos de flexibilidade. Conforme você envelhece, esses discos começam a se degenerar, em alguns casos pode ocorrer ainda na juventude. Quando essa degeneração ocorre o disco pode pressionar o nervo, causando dor e inflamação.

São fatores que facilitam o desenvolvimento de uma hérnia de disco:

- Envelhecimento;

- Tabagismo;

- Predisposição genética;

- Sedentarismo;

- Excesso de exercícios físicos.

MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

No ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, a maioria das doenças possuem tanto um excesso como alguma deficiência, por exemplo a dor e a inflamação causada pela hérnia de disco pode ser considerada uma síndrome de excesso de sangue e Qi estagnado. Qi estagnado refere-se a um bloqueio do Qi, ou energia, que dificulta esse fluxo, e pode ocasionar em uma deficiência no rim. Portanto, geralmente o tratamento consiste em um abordagem para lidar com as duas frentes e com ambos aspectos.

A acupuntura tem como objetivo principal equilibrar a Energia Vital (Qi) do corpo e sua técnica consiste em aplicar agulhas finíssimas e apropriadas em pontos estratégicos que ficam sobre os “Meridianos”, que são os canais por onde passa a nossa energia. Tais estímulos são transmitidos pelas terminações nervosas até o sistema nervoso central e desencadeiam alterações bioquímicas poderosas contra a dor. A inserção de agulhas restaura ou melhora a circulação sanguínea local e induz uma reação anti-inflamatória que ajuda a reduzir o ritmo do processo degenerativo do disco, além de proporcionar relaxamento da musculatura adjacente. Quando os músculos tensos são relaxados e a circulação de sangue é restabelecida há um aumento na quantidade de nutrientes e suprimentos de oxigênio no local, tais substâncias irão remover os resíduos metabólicos, ativando a regeneração dos tecidos lesados.

ALÍVIO DA DOR E INFLAMAÇÃO

Os pontos de acupuntura serão orientados para o alívio e redução da dor e da inflamação, esses pontos serão locais, no local específico da dor e em toda a região afetada. Outros pontos podem ser escolhidos com uma certa distância a partir da área localizada, que são conhecidos por serem eficazes para o alívio da dor, como por exemplo o ponto do intestino grosso. Estes pontos são específicos para remover a qi e a estagnação do sangue (inflamação) que irá causar e incentivar o alívio da dor.

Os mecanismos da acupuntura são poderosos no tratamento da hérnia de disco, porém, eles não “curam” o problema, somente agem como uma terapia complementar nessa condição. Do ponto de vista clínico, o tratamento com a acupuntura e técnicas afins (moxabustão, ventosas, eletroterapia, etc.) tem contribuído muito na redução e/ou alívio total das dores nas costas, o que tem evitado muitas intervenções cirúrgicas, permitindo que os pacientes retornem às suas atividades diárias e profissionais normalmente.

FORTALECIMENTO DA COLUNA

Na medicina tradicional chinesa, degeneração dos discos está ligada a deficiência renal. Não se refere apenas ao órgão, mas sim com a energia do Rim ou Qi. Portanto, o acupunturista provavelmente irá escolher alguns pontos para fortalecer o seu corpo em geral e principalmente a energia do rim. Embora a hérnia de disco (degenerações) não pode ser curada, a acupuntura pode ajudar com o retorno do disco ou da hérnia para seu devido lugar mais rapidamente. E pode ainda ajudar a “retardar” o processo das alterações degenerativas.

Joílton Oliveira (Tom)

CONTATO:(21)997341107

Fisioterapeuta, Mestrado em Gerontologia, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Estética, Auriculoterapia, Dietética Chinesa, Fitoterapia), Pós Graduado em Geriatria e Gerontologia. Formado no Senac, Abaco e outros cursos renomados. Formação em Gestão de Equipes, Planejamento e Organização de Eventos, Curso de atualização em Gerontologia na SBGG-RJ, Cuidador de idosos, Paramédico Socorrista, Shiatsu, Massagem (Relaxante, Desportiva, Estética), Drenagem Linfática Manual, Massagem Ayuvédica, Terapia Floral, Thai Massage, Massagem Integrativa, Quiropaxia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Dança Senior Membro da SBGG e Associação Brasileira de Alzheimer

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


valor. cuidados de qualidade. conveniência.

bottom of page