top of page
Buscar
Foto do escritorDr Joílton Oliveira - contato 21974288561

COMO EVITAR LESÕES DECORRENTES DO USO EXAGERADO DO CELULAR

Atualizado: 14 de set. de 2018


Nos dias atuais, é difícil encontrar alguém que não seja adepto do uso de diferentes tecnologias no cotidiano. Mas, você sabia que, embora o uso de celular e notebook facilitem a nossa vida, quando utilizados em posições inadequadas podem prejudicar e provocar lesões na coluna, cotovelos e punhos.

Hoje em dia é cada vez mais frequente encontrar pessoas com enfermidades provocadas pelo uso excessivo de celular. Entre elas, a tendinite está no topo, sendo considerada como doença contemporânea. O mal hábito de digitar muito rápido usando apenas o polegar para navegar, pode trazer sérias complicações para as mãos e dedos.

Determinadas profissões ou até mesmo hábitos viciosos fazem com que algumas pessoas não larguem o celular e passem muito tempo digitando. A prática não é saudável por diversos motivos e pode prejudicar em especial tendões, articulações e até nervos das mãos. Em casos mais graves, as lesões podem ainda surtir reflexos também na coluna cotovelos e punhos.

Muitas pessoas costumam demonstrar dores musculares e lesões por esforços repetitivos (LER), além de hérnias de disco cervicais devido à má postura durante o uso destes aparelhos. Normalmente, o uso desses aparelhos é feito com a cabeça inclinada para baixo, o que pode causar desvio de coluna, gerar desgaste do disco que fica entre as vértebras e contribuir para o aparecimento de uma hérnia.

Os pontos dolorosos vistos com maior frequência são a articulação entre as falanges do polegar, o trajeto dos tendões extensores no dorso do polegar até o punho, ou o trajeto do tendão flexor do polegar, na região palmar. Síndromes compressivas, doenças originadas da compressão de nervos periféricos, podem ser agravadas com a má-postura ao utilizar o celular por longos períodos.

Para cada clique que o polegar realiza, há um movimento de extensão que, após várias mensagens, acaba por causar micro lesões no tendão extensor que se inflama e a articulação da base do dedo também se inflama pelo excesso de atrito do movimento circular.

Recente, um estudo canadense feito com 140 universitários mostrou que 84% apresentavam alguma dor. A mais relatada foi a do polegar. As chances de desenvolver esse tipo de dor com o uso de um aparelho com navegador de internet é 2,21 vezes maior do que em celulares tradicionais.

COMO PREVENIR?

Para aqueles que inevitavelmente precisam dos aparelhos celulares para trabalhar diariamente e o que pode ser feito para aliviar as dores na fase inicial: “O cuidado mais simples é não usar o polegar para digitar. A maneira mais correta de utilizar o aparelho é segurando-o com uma das mãos e digitar usando os dedos da outra mão. Os cuidados com a postura também devem ser permanentes e incluem coluna ereta, cotovelos

Evite segurar o aparelho celular ou telefone fixo com o ombro, pois isso pode causar uma tensão na musculatura cervical e sobrecarregar as articulações.

Além disso recomendo que o usuário não digite com a mesma mão que segura o aparelho e que, quando possível, apoie o celular. Outra dica é acionar o sistema T9 ou adivinha, para economizar esforço na digitação. Agora, se você depende do uso excessivo desse tipo de aparelho recomendo a busca de profissionais que o orientem com exercícios que fortaleçam a musculatura das mãos.

Para quem já sofre com esse tipo de inflamação, o uso de bolsa de gelo e analgésicos podem ajudar. Porém, o ideal é prevenir as lesões evitando longos períodos de digitação e alongando os dedos. É preciso fazer um uso consciente do celular, utilizando seus recursos, como mensagem e e-mail, apenas quando realmente necessário, pois o uso do teclado do computador é melhor. A cada 50 minutos utilizando este tipo de aparelhos, é recomendado um tempo que faça uma pausa para descansar a musculatura com descanso de 10 minutos. Nesse período, alongamentos para os dedos, punhos, cotovelos, ombros e coluna podem ser realizados.

Evite usar o tablet no colo, pois essa ação faz com que você fique olhando para baixo e pode provocar dores na região cervical. Coloque-o em um local que fique na altura dos olhos ou, se isso não for possível, coloque-o em cima de uma almofada para reduzir a inclinação da cabeça e manter a coluna reta.

Se você usa muito o WhatsApp junto com o computador sugiro que faça uso do da comunicação com áudio e o WatShapp Web.

Contatos e agendamentos: (21) 997341107








26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


valor. cuidados de qualidade. conveniência.

bottom of page