top of page
Buscar
Foto do escritorDr Joílton Oliveira - contato 21974288561

COMO IDENTIFICAR E TRATAR O BRUXISMO


O bruxismo está diretamente relacionado ao estresse e distúrbios emocionais e pode levar a dores crônicas onde o uso de placas protetoras para os dentes ou tratamentos farmacológicos não conseguem sanar o problema.

O bruxismo é comum em cerca de 15% das pessoas que podem apresentar fortes dores de cabeça, desgaste dos dentes e distúrbios da articulação mandibular. Sendo as causas ligadas principalmente a fatores emocionais e ao fechamento inadequado da boca. Periodontistas entendem que é causado por fatores emocionais, como estresse ou ansiedade, ingestão excessiva de álcool, uso de anfetaminas, fatores genéticos ou distúrbios do sono. Nestes casos, o termômetro das emoções encontra-se na boca!

Na maioria dos casos o tratamento consiste no uso de uma placa de resina, feita por um ortodontista especialmente para o paciente. A placa evita o desgaste dos dentes e, em alguns casos, pode até corrigir o posicionamento dentário e aliviar o ranger. Toda vez que o paciente deixar de usar o aparelho, no entanto, o problema volta.

Geralmente o problema é tratado através de uso de placas para os dentes; farmacoterapia e terapia psicológica já que grande parte do problema está relacionada a dificuldades emocionais. No entanto, são tratamentos que não resolvem o problema por completo e por isso outros meios passam a ser estudados. Neste sentido a Acupuntura vem sendo apresentada como uma alternativa para o tratamento do bruxismo. Embora o seu reconhecimento como forma de tratamento ainda seja consideravelmente recente no Brasil, a maioria dos estudos comprovam a sua eficácia na terapêutica do bruxismo por tratar principalmente do estado geral do paciente envolvendo depressão, estresse, ansiedade, distúrbio do sono, dores, relaxamento muscular etc.

As dores de cabeça são muito comuns nos portadores de bruxismo e surgem devido à contração excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido etc. Outro problema decorrente do bruxismo é a dor na articulação da mandíbula. Esta também pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desvios para o lado ao abrir e fechar. Ou seja, o bruxismo dependendo do nível pode provoca dores crônicas que afetam o bem estar do paciente em seu dia a dia.

Diante de tais fatos a Acupuntura com combinação de Florais de Bach nos nossos tratamentos pode ser uma alternativa eficaz já que trata o estado geral do paciente envolvendo depressão, estresse, ansiedade, distúrbio do sono, dores, relaxamento muscular etc. A técnica da Acupuntura, de acordo com os artigos publicados, diminui o nível de atividade muscular em repouso e assim consegue reduzir os sinais e sintomas da doença, trazendo bem estar ao paciente.

Contatos e agendamentos: (21) 997341107 (wathsap)

E-mail: fisiotomterapias@gmail.com



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


valor. cuidados de qualidade. conveniência.

bottom of page