top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Joílton Oliveira - contato 21974288561

FLORAIS DE BACH: UMA MEDICINA NATURAL NA PRÁTICA


Os remédios Florais do Dr. Bach, ou simplesmente Florais de Bach, são uma forma de tratamento que utiliza a energia das flores silvestres para combater as emoções negativas que provocam doenças. Foram desenvolvidos na década de 1930 pelo médico inglês Edward Bach e desde então vem ganhando popularidade crescente. Cansado do excessivo materialismo da medicina de seu tempo, o Dr. Bach abandonou sua prática médica em Londres e retirou-se para o campo, convencido de que os aspectos psico-mentais são a verdadeira causa das doenças. A partir de suas meditações e de um profundo estudo das leis da natureza, das propriedades das plantas e das forças curativas que animam todo ser vivo, o Dr. Bach desenvolveu a noção de que as doenças não são exatamente provocadas por agentes físicos, como bactérias e os vírus, mas sim, resultantes de desarmonias cuja origem está nos conflito profundos entre os elementos da personalidade e a nossa verdadeira natureza espiritual Para facilitar a compreensão dessa terapia, necessário se faz que algumas considerações sejam colocadas inicialmente.

OS FLORAIS DE BACH: PREPARO E AÇÃO

Os Florais de Bach consistem em substâncias naturais extraídas de flores, com exceção de uma (Rock Water) que é feita com água natural pura, de fonte com propriedades curativas; são remédios líquidos naturais e altamente diluídos, constituindo-se de 38 essências preparadas com a finalidade e propriedades terapêuticas, que se destinam ao equilíbrio dos problemas emocionais, harmonizando a pessoa no meio em que vive. São apresentados sob a forma de um conjunto de 38 frascos contendo as essências concentradas. Para preparar o medicamento, deve-se retirar 2 gotas da essência concentrada e misturar com 23 ml de água mineral. Em geral, acrescenta-se 7 ml de álcool de cereais ou conhaque, para conservação da água. O ideal é preparar o remédio usando frasco de vidro escuro (âmbar) de 30 ml, com conta-gotas. A dosagem usual é de 4 gotas desse preparo, pingadas diretamente na boca, 4 ou mais vezes ao dia.

Nos casos agudos ou urgentes, pode-se ministrar as doses a intervalos curtos, como de 10 em 10 minutos, mantendo esse critério até que o paciente melhore. Para as dores, inflamações, contusões, etc., também é possível aplicar localmente os remédios florais pingando cerca de 6 gotas da essência concentrada num recipiente com 2 copos de água pura e utilizando em compressas no local afetado.

É importante salientar que esses remédios podem ser usados concomitantemente a outros tratamentos, além de não apresentarem efeitos colaterais. É um dos sistemas terapêuticos alternativos recomendados pela Organização Mundial da Saúde desde a década de 50 do século passado.


Para consultas a distância pelo watshapp 21997341107 ou e-mail: fisiotomterapias@gmail.com

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


valor. cuidados de qualidade. conveniência.

bottom of page