top of page
Buscar
  • Foto do escritorDr Joílton Oliveira - contato 21974288561

Os benefícios da acupuntura no tratamento de distúrbios ginecológicos

Atualizado: 23 de ago. de 2018

Embora muitas pessoas ainda encarem a acupuntura como algo esotérico, a terapia milenar conta com vários estudos e comprovações científicas em relação aos benefícios obtidos nos tratamentos de diversas doenças. Além de ajudar na depressão, insônia, rinite, artrose, fibromialgia, gastrite e até câncer, atualmente, ela é utilizada com sucesso no tratamento de problemas ginecológicos.

As grandes vantagens da acupuntura, em relação aos métodos farmacológicos tradicionais, são a ausência de efeitos colaterais e a possibilidade de uma abordagem sistêmica. Com isso, além do tratamento do órgão ou segmento doente, podem surgir benefícios relativos ao equilíbrio geral do indivíduo. No entanto, na prática clínica, não existe nenhum impedimento à associação de métodos ou formas de tratamento, já que o importante é a busca pela cura e bem estar do paciente.

A acupuntura já age de forma benéfica em casos de cefaleia menstrual, dismenorreia (cólica) primária, tensão pré-menstrual, hiperemese gravídica, indução ao trabalho de parto, náuseas e vômitos.

COMO FUNCIONA O MÉTODO?

A inserção da agulha de acupuntura estimula terminações nervosas existentes na pele e nos tecidos subjacentes, principalmente nos músculos. A “mensagem” gerada por esses estímulos segue pelos nervos periféricos até o sistema nervoso central (medula e cérebro). Então, deflagra a liberação de diversas substâncias químicas – conhecidas como neurotransmissores -, desencadeando uma série de importantes respostas: anti-inflamatória, analgésica, moduladora das emoções e reguladora da imunidade. Elas acontecem em conjunto e resultam em uma considerável melhora orgânica em seus usuários.

DIMINUIÇÃO DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL

Sabe-se da eficiência da Acupuntura no tratamento das dores conseqüentes a diversas causas, assim como se tem comprovado sua eficácia para aumentar a diurese e reduzir as oscilações emocionais e a ansiedade. Esse fato por si só, justifica a utilização da Acupuntura para o tratamento sintomático da tensão pré-menstrual com ganhos, se comparado ao tratamento medicamentoso, já que não apresenta efeitos colaterais.

TRATAMENTO DE INFERTILIDADE

Muitos são motivos para que certas mulheres não consigam engravidar. Não basta ter uma boa saúde, mas ter um bom fluxo de energia no corpo e uma circulação normal são fatores que também são muito importantes na hora de engravidar. Poucas pessoas sabem, mas os detalhes do nosso dia-a-dia podem influenciar muito nessa hora tão planejada pelos casais, como por exemplo, deixar a barriga de fora e sair na rua de cabelos molhados logo após o banho misturam umidade e vento (ar frio) que são muito prejudiciais.

COMO É O TRATAMENTO?

O número de sessões de acupuntura e o tempo de tratamento variam de acordo com o tipo de doença, tempo de evolução individual do paciente, gravidade, idade e presença de outras morbidades associadas.

Contatos: (21) 997341107

Joílton Oliveira

Fisioterapeuta, Mestrado em Gerontologia, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Estética, Auriculoterapia, Dietética Chinesa, Fitoterapia), Pós Graduado em Geriatria e Gerontologia. Formado no Senac, Abaco e outros cursos renomados. Formação em Gestão de Equipes, Planejamento e Organização de Eventos, Curso de atualização em Gerontologia na SBGG-RJ, Cuidador de idosos, Paramédico Socorrista, Shiatsu, Massagem (Relaxante, Desportiva, Estética), Drenagem Linfática Manual, Massagem Ayuvédica, Terapia Floral, Thai Massage, Massagem Integrativa, Quiropaxia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Dança Senior Membro da SBGG e Associação Brasileira de Alzheimer


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


valor. cuidados de qualidade. conveniência.

bottom of page