top of page
Buscar
Foto do escritorDr Joílton Oliveira - contato 21974288561

QUIROPRAXIA

Atualizado: 25 de ago. de 2018


Mundialmente ela é considerada tão importante quanto a medicina convencional e pode ser uma boa alternativa em diversos casos

Você já ouviu falar sobre quiropraxia? É um tratamento cada vez mais procurado no Brasil. Ela é considerada a terceira maior profissão na área da saúde do mundo, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma medicina complementar com enfoque na coluna vertebral e o efeito que a disfunção nesta estrutura pode causar à saúde em geral. A prática, desenvolvida em 1895 por Daniel D. Palmer, médico canadense radicado nos Estados Unidos, não utiliza remédios nem cirurgias, somente ajustes e manipulações articulares feitas com as mãos.

A relação da disfunção da coluna vertebral com a saúde em geral se deve à ligação da coluna vertebral ao sistema nervoso. A quiropraxia age na causa principal do problema e não somente nos sintomas (diferente que a medicina alopática).

A quiropraxia (prática – cura pelas mãos) é uma técnica milenar, já conhecida pelos chineses, hindus e egípcios antigos, trabalha o relacionamento entre a estrutura musculoesquelética (coluna/articulações) e a função (fluxo de informação), comandada principalmente pelo sistema nervoso. Aplicar a quiropraxia significa liberar essas entradas e saídas do fluxo interno de informação no organismo, reduzindo a entropia e mantendo dessa forma um equilíbrio orgânico e saudável para qualquer indivíduo.

PARA QUE SERVE A QUIROPRAXIA?

As vantagens da quiropraxia: eliminar as dores de maneira rápida e deixar o sistema nervoso livre de bloqueios, permitindo que o fluxo de impulsos nervosos chegue ao cérebro e a todos os órgãos, tecidos e células do corpo, mantendo a saúde em sua função adequada.

Com o objetivo de prevenir e tratar as lesões no sistema neuro-músculo-esquelético. Exatamente por isso, incluem-se as partes do corpo, os principais problemas que podem ser resolvidos ou amenizados com a quiropraxia:

• Dores no ciático

• Dores na pelve

• Dores no pescoço

• Dores nos ombros

• Dores nas costas

• Dores no braço

• Dores no quadril

• Dores de cabeça e enxaqueca

• Bruxismo

• Bursite

• Cólicas menstruais

• Dor de cabeça

• Dores nas articulações

• Estresse

• Hérnia de disco

• Labirintite

• Lombalgia

• Torcicolo

• TPM

• Zumbido no ouvido, entre outros.

A quiropraxia busca o equilíbrio através da manipulação pelas articulações. Imagine as dobradiças da porta… Há uma rápida ação de liberação nesse local quando realizado o ajuste, às vezes, ouvimos um estalo e, consequentemente, há um alívio imediato da dor, aumento da mobilidade articular e, aos poucos, a musculatura diminui sua tonicidade, permitindo liberdade de movimento e melhorando assim a postura.

EXISTEM CONTRA INDICAÇÕES?

Não existem contraindicações, a coluna vertebral precisa ser cuidada durante toda a vida.

COMO É A FORMA DE ATENDIMENTO DA QUIROPRAXIA?

Neste ponto existe semelhança com outros tratamentos, onde o cliente procura o profissional e relata todos os problemas ou desconfortos, a partir daí o profissional analisa os sinais dados pelo paciente para localizar a causa do problema, evitando tratar apenas os sintomas localizados.

No primeiro momento acontece à realização da investigação que é feita pelo profissional, ele utiliza diversos métodos físicos para promover vários ajustes nas articulações do paciente.

No segundo momento, mas somente em alguns casos, o profissional indicará uma série de exercícios específicos para promover uma melhoria na reabilitação.

No momento final são passadas diversas orientações ao cliente, visando uma educação e potencializando o mesmo para os benefícios obtidos e gerados durante a prática e tratamento através da Quiropraxia.

COMO É FEITO O TRATAMENTO?

A quiropraxia utiliza principalmente o ajuste – que são manobras rápidas e indolores, podendo gerar um estalido, feitas em um segmento especifico. Visa diminuir a dor, devolver a movimentação normal da articulação da coluna e relaxar a musculatura. Além disso, devolve a integridade do impulso nervoso que sai do cérebro e vai para todo o corpo passando pela coluna.

A cura pelas mãos (que inclui a quiropraxia) sempre foi um dos métodos mais conhecidos e largamente empregados nas práticas terapêuticas de todas as épocas. Apesar da grande tecnologia que encontramos hoje dentro de reabilitação e prevenção musculoesqueléticas, o toque e o contato manual é, sem dúvida, uma ferramenta primordial. A quiropraxia tem crescido muitos nos últimos anos, principalmente com os avanços da ciência (neurociência) e física quântica, no âmbito do fluxo de informação organizado e esperado pelo corpo humano (negantropia)

Contato: 21997341107

Joílton Oliveira (Tom)

Fisioterapeuta, Mestrado em Gerontologia, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Estética, Auriculoterapia, Dietética Chinesa, Fitoterapia), Pós Graduado em Geriatria e Gerontologia. Formado no Senac, Abaco e outros cursos renomados. Formação em Gestão de Equipes, Planejamento e Organização de Eventos, Curso de atualização em Gerontologia na SBGG-RJ, Cuidador de idosos, Paramédico Socorrista, Shiatsu, Massagem (Relaxante, Desportiva, Estética), Drenagem Linfática Manual, Massagem Ayuvédica, Terapia Floral, Thai Massage, Massagem Integrativa, Quiropaxia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Dança Senior Membro da SBGG e Associação Brasileira de Alzheimer

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


valor. cuidados de qualidade. conveniência.

bottom of page