A dor física é um dos maiores males da nossa vida. Tanto que muitas pessoas, ao menor sinal de dor, já se dirigem ao armário dos remédios para combatê-la. Porém, isto não resolve, pois mascara o problema. A dor é um sinal de que algo não vai bem em nosso organismo e é a origem do problema que deve ser combatida.
Dor (crônica) persistente é um problema generalizado que afeta milhões de pessoas de todas as idades no Brasil. Em 22% dos casos, a dor crônica leva à depressão, e cerca de 25% das pessoas diagnosticadas com a dor crônica costumam perder seus empregos. cerca de 3,8 bilhões de euro por ano é gasto em pagamentos de benefícios de incapacidade para aqueles diagnosticados com dor crônica.
Como a acupuntura pode ajudar
Estimulando nervos localizados nos músculos e outros tecidos, o que leva à liberação de endorfina e outros fatores neuro-humorais (por exemplo, neuropéptido Y, serotonina), e altera o tratamento de dor no cérebro e na medula espinal
Aumento da liberação de adenosina, que possui propriedades anti-nociceptivas
Modulação da rede límbico-paralímbica-neocortical
Redução da inflamação, através da promoção da liberação de indicadores vasculares e imunomoduladores
Melhora da rigidez muscular e mobilidade articular, aumentando a microcirculação local, que ajuda a reduzir o inchaço.
Tratamentos sem agulhas
Se você possui receio de agulhas e, por este motivo, não quer fazer acupuntura contra dor, saiba que existem outras técnicas semelhantes, que também agem pela estimulação de pontos e restauram o equilíbrio do organismo.
Isto pode acontecer através de acupuntura a laser, ventosaterapia, terapia por moxabustão e também terapias de estímulo elétrico como o TENS, Shiatsu, Massoterapia e Quiropraxia
São várias as formas de retomar os fluxos de energia do corpo.
DORES NAS COSTAS, COLUNA, CABEÇA E CERVICAL
Temos tratamentos eficazes nestes casos. No corpo existem pontos específicos que precisam ser destravados. Na visão oriental a coluna recebe a influência de todos os órgãos internos; estes possuem dois tipos de energia, uma Yang (positiva) e outra Yin (negativa). A parte Yang de cada órgão concentram-se num ponto específico nas costas chamado "Shu dorsal" e a parte Yin concentra-se em pontos específicos no tórax e no abdome chamados "MO" (de alarme). Quando a energia Yang do órgão fica exacerbada o seu ponto Shu dorsal fica dolorido e às vezes insuportável. A Acupuntura age aliviando a dor e o sofrimento em curto prazo, ou seja, poucas sessões diminuem a dor, não importa em que parte da coluna ou mesmo do corpo.
Temos tratamentos de Fisioterapia Geral (Traumato-Ortopédica, Geriátrica, Reumatologia e Preventiva), Shiatsu, Massoterapia e Quiropraxia que são eficazes.
DORES NOS OMBROS, JOELHOS E LOMBARES
Como o próprio nome sugere, a periartrite do ombro consiste numa inflamação que afeta os tecidos ao redor dessa articulação (bolsas serosas, tendões e ligamentos). Na maioria das vezes, provoca dores intensas, que não melhoram com o repouso, e limita os movimentos do braço.
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, a periartrite do ombro é causada por: estagnação da bioenergia (Tchi) e do sangue (Xue); má nutrição dos tecidos moles ao redor da articulação do ombro; invasão de fatores patogênicos exógenos (umidade, vento e vento-frio) que afeta tecidos, canais e colaterais de energia; dano tecidual provocado pelo cansaço e esforço físico repetitivo; traumatismos e luxações recidivantes do ombro; vida sedentária; e envelhecimento.
TENDINITE
É a inflamação do tendão – estrutura que liga o músculo ao osso. É muito comum ocorrer tendinite em pessoas que realizam movimentos repetitivos. O tratamento com acupuntura oferecido resultados, onde o paciente já experimenta sensação de alívio da dor logo nas primeiras sessões. O tempo necessário para a cura, entretanto, depende de cada caso.
Contatos: (21) 997341107
Dr Joílton Oliveira
Fisioterapeuta, Mestrado em Gerontologia, Especialista em Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura Sistêmica, Acupuntura Estética, Auriculoterapia, Dietética Chinesa, Fitoterapia), Pós Graduado em Geriatria e Gerontologia. Formado no Senac, Abaco e outros cursos renomados. Formação em Gestão de Equipes, Planejamento e Organização de Eventos, Curso de atualização em Gerontologia na SBGG-RJ, Cuidador de idosos, Paramédico Socorrista, Shiatsu, Massagem (Relaxante, Desportiva, Estética), Drenagem Linfática Manual, Massagem Ayuvédica, Terapia Floral, Thai Massage, Massagem Integrativa, Quiropaxia, Lian Gong, Tai Chi Chuan, Dança Senior Membro da SBGG e Associação Brasileira de Alzheimer
Comments